quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ator de Estranhas Cotoveladas é louco por cinema




Ele começou a usar uma câmera em 92 em Botucatu, com um grupo de alunos fanáticos por kung-fu. Imitava Bruce Lee e o fiel escudeiro e parceiro em todos esses anos, Paulo Furtado, se achava melhor que o Steven Seagal. O filme “Combinação Mortal”, segundo ele, é tão ruim que ainda está inédito - tem vergonha de mostrar até pra mãe. 
Como ator, Domingos Meira já tinha participado de dois curta metragens em São Paulo com o cunhado e mentor Guilherme Vasconcelos, que incentivava o garoto bonito a seguir com o cinema. Na TV participou de mini séries e novelas, entre elas Anos JK, Páginas da Vida, Metamorphosis, Ciranda de Pedra, Retrato Falado, Por Toda Minha Vida, Queridos Amigos. Agora vai viver Pedro Álvares, no longa “Estranhas Cotoveladas”, de Reinaldo Volpato.
Mas voltando no tempo, depois que conseguiu fazer o primeiro filme, Meira diz que foi picado pelo vírus do cinema e não parou mais. Hoje tem 28 produções no currículo. A segunda “obra prima” foi “Pelas Próprias Mãos” de 94. “Era menos bizarro”, diz. “Gastamos 400 reais, conseguimos patrocínio do restaurante 1000 gramas e colocamos o filme nas locadoras, com um comercial do restaurante.” Daí não parou mais. Do kung fu partiu para comédias, pequenos dramas, filmes curtos, médios, longa metragens. Fizeram até um filme de vampiros, com patrocínio adivinhem de quem... da Funerária Coração de Jesus. Mas esse também está inédito, nunca foi concluído. Em outro “clássico” da filmografia, produziu e interpretou o garoto rico que solta pums em “Kabumm!!”, onde envolveu 150 figurantes e começa a exercitar o uso dos efeitos especiais. O filme é uma comédia genial!
Nos últimos anos explorou a natureza da cuesta, região que adora e onde deve filmar parte da trama do “Estranhas Cotoveladas”. Antes, no Exército, novamente com Paulo Furtado, sugeriram filmar tudo no QG e produzir um documentário. Venderam quase 200 fitas e compraram a primeira câmera e um PC. Com ela fizeram “No Coração do Gigante”, que teve estréia no Teatro Municipal e lotou duas sessões com mais de mil pessoas... Os garotos começavam a ver o sucesso chegar. E o reconhecimento veio com outro projeto que envolve a cuesta, o curta “3 Pedras”, onde Domingos vive um soldado da revolução de 32 em um delírio pós-mortem em que quer atingir o pico das 3 Pedras. O filme integrou a seleção do Festival de Gramado e passou em outros festivais. Tem aviões, bombas, tropa armada, efeitos especiais, muitos figurantes. Vocês podem vê-lo no link acima, que leva à página do youtube onde estão todos os filmes da dupla.
Agora Domingos Meira não vê a hora de encarar a câmera e disputar o amor da mocinha no “Estranhas Cotoveladas”. ”O filme retrata com precisão o perfil contemporâneo do caipira sofisticado. Fiquei muito honrado com o convite para participar do projeto. Quando li o roteiro senti uma profunda identificação, não apenas pelo personagem Pedro Alvares, mas com todo o conceito em volta do filme. Gosto muito do tema, dos conflitos, da humanidade de cada um dos personagens”.
Domingos já leu o roteiro duas vezes e tem o filme na cabeça. “A gente vê claramente que é um roteiro maduro e profundo. Estou certo de que ainda não houve retrato com tamanha verossimilhança de nossa gente, que tem sim o "pé vermeio" mas é pra lá de sofisticada. O filme vai agradar com certeza o público jovem, uma vez que toda a semântica sertaneja está em alta, inclusive nos centros urbanos”.



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Paulo Betti e Domingos Meira falam do filme Estranhas Cotoveladas

Reinaldo Volpato e Domingos Meira fizeram questão de assistir a peça Deus da Carnificina e na saída cumprimentaram Paulo Betti, um dos protagonistas do espetáculo. Parceiros globais, Paulo Betti e Domingos Meira relembram suas afinidades artísticas e falam sobre suas participações no elenco do longa metragem Estranhas Cotoveladas.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Estranhas Cotoveladas nos jornais


O início de produção do filme colocou Estranhas Cotoveladas nas páginas dos jornais. Em passagem por São José do Rio Preto, Reinaldo Volpato deu entrevista ao Diário da Região, onde destacou o programa de atividades que pretende desenvolver nos próximos meses, que incluem o contato com empresas com lucro real, que possam apoiar o filme através dos incentivos da Lei do Audiovisual. Reinaldo lembrou ao jornal que já captou R$ 600 mil de verbas do PROAC/ICMS e da Lei do Audiovisual. Entre as empresas que já apóiam o projeto estão a Usina São Manoel/Copersucar, Belmann Nutrição Animal, Expresso Itamarati e Refrigerantes Poty.
No Diário da Serra, em Botucatu, Reinaldo deu entrevista junto com Domingos Meira, com direito a chamada com foto na capa na edição de domingo e ampla reportagem interna. O Bom Dia, o The Journal e o blog da Denise Cursino também falaram do filme.

E o trem está saindo!!!
Estranhas Cotoveladas foi contemplado no Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura e seu diretor, Reinaldo Volpato, já deu início à produção do filme. Na penúltima semana de julho ele se reuniu com alguns integrantes da equipe técnica e começou a articular as primeiras definições  em relação aos desenhos de cenários, figurino, trilha sonora, programação visual do filme e estrutura do site. Assim, em São Paulo Volpato se reuniu com Valéria Valadão, responsável pela direção de arte e figurinos, e Ricardo Vignini, que fará a trilha sonora. Encontrou também o ator Domingos Meira, que vive Pedro Álvares no longa metragem. Formalizou também o contrato com a Odyn Comunicação, que fará a programação visual e o site do filme. Estranhas Cotoveladas começa a andar!!!